Cresce o número de adeptos do vegetarianismo e veganismo

adeptos do vegetarianismo e veganismo

Cresce o número de adeptos do vegetarianismo e veganismo no país. O veganismo, que antes era considerado um lifestyle de nicho, associado sempre a tribos urbanas, nos dias atuais, mostra ser uma tendência que aumenta a cada dia. No Brasil, como no resto do mundo, cresce os adeptos do vegetarianismo, veganismo ou pessoas que estão reduzindo os alimentos de origem animal, os flexitarianos.

A preocupação com a sustentabilidade, associados aos benefícios comprovados de uma dieta vegana para a saúde, atraem mais pessoas para esse estilo de vida. Empresas de todos os portes, estabelecimentos e conteúdos em redes sociais estão cada vez mais divulgando e criando produtos para esse público consumidor, o que tem tornado o veganismo mais visível, além de baratear os custos dos alimentos especializados, o que facilita a adesão.

Mas, há uma dieta mais adequada que a outra? Não necessariamente. De acordo com a nutricionista Alessandra Luglio, que trabalha como consultora científica da A Tal da Castanha, primeira marca a lançar bebida orgânica à base de castanha de caju no Brasil, a dieta mais adequada deve ser a que se adapta melhor às necessidades, preferências e motivações.

“Em relação à saúde, estudos comprovam que uma alimentação vegana, sem nada de origem animal, é segura e mais do que isso, é benéfica à saúde e está associada à maior longevidade, principalmente porque a dieta sem nada de origem animal não inclui os lácteos e ovos, grandes fontes de gorduras saturadas e colesterol da dieta, gorduras essas diretamente associada ao desenvolvimento das principais doenças crônicas não transmissíveis como as cardiovasculares, diabetes e obesidade que são as maiores causas de morte precoce no mundo” afirma a especialista.

Transição para o vegetarianismo e veganismo

Ela ainda dá dicas sobre a realização de uma transição que não estresse o organismo. “Não é necessário fazer mudanças radicais da noite para o dia. O que é indicado é a realização de uma adaptação gradual. Existe uma gama ampla de alimentos que se encaixam em dietas veganas com todos os nutrientes para um funcionamento correto do corpo”, atesta.

Em suma, continue nos acompanhando no Blog, você encontra receitas, dicas do universo plant-based, esportes e alimentação saudável. Além disso, toda linha de produtos A Tal da Castanho está no Positive Market o seu mercado ecologicamente e socialmente responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *